Cidade celebra cultura negra e discute igualdade racial

Artistas, pesquisadores, estudantes e população em geral estão convidados a participar de uma rica programação em comemoração ao mês da Consciência Negra. Nos próximos dias 23 e 24, quinta e sexta-feira, a Biblioteca Municipal, da Fundação Rio das Ostras de Cultura, abre as portas para debates e atividades artísticas. Ao fim do dia 24, as atividades continuam no Galpão da Cultura Negra. Confira abaixo a programação completa.

O evento “Consciência Negra: Acima dos Preconceitos, Acima das Diferenças” inclui atividades culturais e literárias, com mesas de debates, rodas de conversa e apresentações musicais, teatrais e de cinema, além de oficinas de bonecas e contação de histórias.

O objetivo não é somente festejar, mas, principalmente, reafirmar a Consciência Negra, lembrando a resistência, a busca pelo protagonismo e a luta pelos direitos de igualdade racial, que ganhou, oficialmente, a ONU como aliada, ao promulgar a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024).

NOVEMBRO NEGRO – Dando sequencia à programação, no dia 24, acontece o “Novembro Negro”, com samba de roda, samba de mesa e roda de capoeira, além de apresentação de Rap. As atividades começam às 18h, no Galpão da Cultura Negra, naRua Maranhão, 805, em Cidade Praiana.

Os eventos “Consciência Negra: Acima dos Preconceitos, Acima das Diferenças” e “Novembro Negro” são promovidos em parceria entre a Fundação Rio das Ostras de Cultura e o Galpão da Cultura Negra em Rio das Ostras.

CONSCIÊNCIA NEGRA – PROGRAMAÇÃO

23/11 – na Biblioteca Municipal
10h às 12h– Vivências e Mirongas do Jongo Carioca
14h às 15h – Oficina da Boneca Abayomi
15h às 16h – Curta Metragem Acalanto. Prêmio Kikito para a atriz Lea Garcia, no Festival de Gramado.
16h às 18h30 Mesa: A Mulher Negra: as questões da atualidade.
19h às 21h – Roda de Conversa Literária: o Negro na Poesia e a Poesia do Negro. Apresentação da cena “Sou Negra”, com a atriz Cláudia Byspo

24/11 – na Biblioteca Municipal
9h às 17h – A Hora do Conto Afro-brasileiro
16h – Oficina de Bonecas Abayomis

SERVIÇO:
Evento: CONSCIÊNCIA NEGRA: Acima dos Preconceitos, Acima das Diferenças
Data: 23 /11, das 10 às 21h, e 24/11, das 10h às 17h
Local: Biblioteca Pública Municipal de Rio das Ostras – Av. Amazonas, s/n- Centro

Evento: NOVEMBRO NEGRO
Data: 24/11/2017 – a partir das 18h
Local: Galpão da Cultura Negra, Rua Maranhão, 805, Cidade Praiana

http://www.riodasostras.rj.gov.br//noticia5378.html
%d blogueiros gostam disto: