Dia de Luta contra Aids terá testes rápidos

Rio das Ostras já está mobilizada para o Dia Mundial de Luta contra Aids, em 1º de dezembro. Nesta sexta-feira, de 8h às 17h, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro, realizando o teste rápido para identificação do vírus HIV. Na Praça José Pereira Câmara, profissionais de saúde e grupos voluntários fazem uma ação de prevenção e orientação sobre a doença, com entrega de preservativos.

A Campanha do Dia Mundial da Aids, organizada pela ONU – Organização das Nações Unidas, este ano tem como tema central o direito à saúde, por todos, em todos os lugares. De acordo com a ONU, o fim da epidemia de Aids dependerá em grande medida de garantir o direito pleno à saúde no mundo.

Em Rio das Ostras, a campanha é promovida pelo Programa Municipal IST/HIV/Aids/Hepatites Virais em parceria com o Conselho Gestor do SAE (Serviço de Assistência Especializada), a Pastoral da Aids e a ONG Grupo Ostras G.

AIDS – Transmitida pelo vírus HIV, a doença pode atingir homens e mulheres, independente de suas orientações sexuais, idade ou condição social. Saber do contágio precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo.

Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado. Por isso a importância de obter o diagnóstico o mais breve possível, além de interromper a cadeia de transmissão da doença.

http://www.riodasostras.rj.gov.br//noticia5389.html

%d blogueiros gostam disto: