Alunos e professores aprendem mais sobre astronomia

Um espaço de escuta dos professores, partilha de experiências e projetos pedagógicos foi criado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras. Por intermédio do “Conectando Saberes”, regentes de turmas dos diferentes segmentos podem refletir e colaborar com as práticas na sala de aula. Nesta semana o projeto foi dedicado aos educadores dos Anos Finais, mas toda a comunidade escolar pôde ser beneficiada com palestras sobre a astronomia ministradas por Reinaldo Ivanicska, diretor do Planetário de Nova Friburgo.

Na quinta-feira, dia 27, o professor Reinaldo deu uma aula especial na Escola Municipal Fazenda da Praia, no Mar do Norte, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na palestra, o especialista falou sobre os planetas, os instrumentos de observação dos astros e as viagens espaciais.Um dos estudantes, Maxsuel Felipe Souza, de 11 anos, pôde vivenciar uma experiência diferente.

“Foi muito interessante vestir a roupa de astronauta e saber que ela tem diferentes funções, como manter a temperatura do corpo. Gostei muito de aprender sobre a gravidade”, afirma Maxsuel depois de ver os slides com imagens espaciais e acompanhar as explicações de Reinaldo, que também está à frente do Clube de Astronomia de Nova Friburgo.

A programação continuou à noite, no auditório da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, com a palestra “A Astronomia e o Ensino”, aberta a educadores, estudantes e comunidade. Segundo Reinaldo, que é professor, ao aprender sobre astronomia, os alunos se sentem motivados a ampliar o conhecimento. “Quando percebem que a Ciência possibilitou tantas descobertas e levou o homem ao espaço, se sentem motivados a estudar”, acredita.

“Eu já pesquisava sobre os planetas e as viagens espaciais e aqui pude aprender ainda mais. Quero continuar pesquisando e, quem sabe, no futuro trabalhar na área de astronomia”, sonha o estudante Murilo Lemos, de 13 anos, que cursa o 8º ano na Escola Municipal Fazenda da Praia.

Segundo o professor de História Thiago Jandre Garcia, que atua na Coordenação dos Anos Finais da Rede Municipal, o “Conectando Saberes” deverá trazer outros momentos de reflexão e aprendizado para os educadores. “Essas trocas de experiências são sempre muito positivas e ajudam a desenvolver as práticas pedagógicas”, destaca.

CONECTANDO SABERES – Desenvolvido pela Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação – Casa da Educação, o Projeto Conectando Saberes atende, a cada semana, professores de um determinado segmento. Assim, regentes de Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem ter momentos para o diálogo e aprendizado de saberes pedagógicos.

https://www.riodasostras.rj.gov.br/alunos-e-professores-aprendem-mais-sobre-astronomia/

%d blogueiros gostam disto: