Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado

Rio das Ostras desenvolve um importante trabalho de Educação Inclusiva, reunindo professores especialistas e auxiliares, além de contar com salas de recursos multifuncionais para ajudar no desenvolvimento dos alunos. Uma parte dessas ações pôde ser conhecida ao longo da semana, quando a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer lembrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. Nesta data, na sede da Secretaria, serão realizadas atividades gratuitas abertas à comunidade: das 13h às 17h, Exposição de Artes com trabalhos dos estudantes com deficiência e, a partir das 18h, cine debate do filme “Nise: o coração da loucura”.

Desde segunda-feira, 17, as escolas estão realizando atividades internas para conscientizar sobre a importância de valorizar e respeitar as diferenças. O Colégio Municipal Professora América Abdalla sediou uma programação mais ampla, envolvendo professores que atuam na Educação Inclusiva, estudantes, pais e responsáveis de todas as unidades de ensino. Na segunda aconteceu uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com Fábio Coelho, fundador da Academia do Autismo, voltada para os educadores. Na terça, oficinas vivenciais reuniram uma mostra do que é feito para alunos com deficiência.

PARTICIPAÇÃO DOS PAIS – Durante toda manhã e tarde de terça-feira, pais e responsáveis puderam acompanhar seus filhos nas oficinas organizadas pelos professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais das escolas. Entre as oficinas promovidas estavam as de arte rupestre, pintura facial, mosaico, dobradura, contação de histórias, jogos e brincadeiras adaptadas, construção de bonecos de farinha, futebol com bexigas e uso da Escala Cuisenaire (material que ajuda a construir conceitos básicos de Matemática).

“Acredito que eventos como esse são bem proveitosos, já que possibilitam maior integração entre estudantes, pais e educadores e nos levam a conhecer melhor as atividades desenvolvidas nas salas de recursos”, avaliou a professora Luana Soares. Ela acompanhou o filho Luan, que tem 8 anos, é deficiente físico e estuda na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros, nas oficinas vivenciais realizadas no Colégio Abdalla.

Para a dona de casa Emanoele dos Santos, participar das oficinas ao lado do filho Ivic, de 13 anos, aluno da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, foi uma experiência enriquecedora. “Estou aprendendo aqui quais atividades posso realizar em casa para ajudar no desenvolvimento dele”, afirmou enquanto acompanhava Ivic, que é autista e tem Síndrome de Prune Belly, a fazer um trabalho de colagem.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Segundo Cristiane Camacho, que coordena a Educação Inclusiva na Rede Municipal de Rio das Ostras, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma oportunidade de unir forças. “Queremos aproximar cada vez mais as famílias da comunidade escolar, fortalecendo as práticas pedagógicas inclusivas realizadas pelos nossos especialistas. Todos os estudantes são capazes e podem se desenvolver a medida que são estimulados da forma adequada”, explicou Cristiane.

A Rede Municipal de Rio das Ostras atende a 650 alunos da Educação Inclusiva, que contam com o apoio de 40 professores especialistas e 389 auxiliares educacionais. Em todas as unidades são desenvolvidas atividades de Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades matriculados em turmas regulares.

PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta-feira, dia 21, a programação da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer começa às 8h com mesa redonda sobre o tema “Direito das Pessoas com Deficiência ao longo da História”. A palestra é destinada a professores e pais de alunos da Educação Inclusiva matriculados na Rede Municipal. À tarde, entre 13h e 17h, a comunidade em geral poderá visitar a Exposição de Artes, reunindo trabalhos desenvolvidos pelos estudantes com deficiência. Entre 18h e 21h, haverá exibição do filme “Nise: o coração da loucura”, seguido por debate, também aberto aos interessados. O endereço da Secretaria é Rua Guanabara, 3603, Extensão do Bosque.

https://www.riodasostras.rj.gov.br/dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia-e-comemorado/

%d blogueiros gostam disto: