Parque dos Pássaros será tema de documentário

Acompanhados por nove professores, alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Mosaico estiveram nesta quinta-feira, dia 15, no Parque dos Pássaros, para fazer um estudo das principais características do Bioma Mata Atlântica e também sobre a localidade que abriga o Parque, que é o Jardim Mariléa. Com todo o material estudado, as turmas vão produzir um documentário.

Os estudantes foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Ivan Noé Antunes, e o responsável pelo Departamento de Eventos, Tatá Costa. Durante a visita, os jovens também tiveram acompanhamento da equipe técnica do Parque dos Pássaros, que ajudou em estudo dos tipos de solo, microclimas, estrutura de relevo, bacia hidrográfica e formação vegetal.

Segundo o coordenador pedagógico da escola, Lohan Galvão, a atividade trata-se de uma aula de campo do bairro, cuja finalidade é ir além do estudo de pássaros. A ideia é mostrar a importância da unidade de conservação para a comunidade e trabalhar com conteúdos teóricos, de forma empírica, também na prática.

“Os alunos gostaram da proposta, pois eles vão produzir um curta-metragem sobre o Parque dos Pássaros e sobre a história do bairro. É uma área de biodiversidade muito grande e entendemos que através da Educação Ambiental, todos podem ajudar na preservação do ecossistema, desenvolvimento urbano e mostrar a importância social da unidade, que vai além dos pássaros”, explicou o coordenador.

Para a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Rebeca do Nascimento Silveira, a proposta é interessante, pois está aprendendo na prática todo o conteúdo que vem estudando na escola. “Confesso que é muito bom ver o quanto o Parque está preservado no meio de um espaço urbano. Para nós é um trabalho de conscientização sobre o equilíbrio ecológico, em que vamos mostrar questões como poluição, desmatamento, urbanização e sustentabilidade”, destacou a estudante.

RESULTADO – Nesta sexta-feira, dia 16, o trabalho continua com turmas do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, com uma proposta pedagógica diferente. Crianças de 8 a 12 anos farão um estudo do meio, da fauna e flora, com uma atividade lúdica relacionada aos pássaros, mostrando a música “Eu também quero cantar”.

Esses dois dias de atividades do Colégio Mosaico terão como resultado a produção de um documentário, ressaltando a utilização e importância do uso e manejo da unidade de conservação para a sociedade, possíveis melhorias e potencialidades no espaço geográfico, destacando ainda a importância de áreas verdes nos centros urbanos.

O secretário de Meio Ambiente, Ivan Noé, destacou que o Parque dos Pássaros é um espaço de contemplação ambiental, mas também de exploração de pesquisas, pois conta com fragmentos de vegetação dentro de área urbana. “O que a escola está fazendo é importante para os alunos, sociedade e, principalmente, para nós. Através desses estudos, contaremos com informações do comportamento da fauna junto ao crescimento da cidade”, acrescentou.

http://www.riodasostras.rj.gov.br//noticia5669.html

%d blogueiros gostam disto: