Posto ESF – Âncora comemora 10 anos

O Posto de Estratégia de Saúde da Família – ESF do Âncora está completando 10 anos de funcionamento em Rio das Ostras, atuando na prevenção de doenças e promoção da saúde da comunidade. Para comemorar, esta semana, a equipe realizou um encontro com a população, que contou com a presença da secretária de Saúde, Rosimeri Azevedo; as subsecretárias de Saúde Básica e de Atendimento Especializado, Jane Teixeira e Josenir de Freitas; do presidente do Fundo Municipal de Saúde, Evandro Minguta; e do gerente do posto, Eduardo de Souza Faria.

Além da festa, a comunidade teve a oportunidade de participar de uma atividade no local com uma apresentação de dança. Na oportunidade foi apresentado um vídeo contando um pouco da história do Posto.

Na opinião da secretária de Saúde, é sempre bom estar junto da população, principalmente para comemorar a história de um posto de saúde. “Esse é um posto especializado na estratégica de saúde da família. Um espaço onde se planejam ações preventivas. O nosso objetivo é aumentar ainda mais a cobertura do atendimento da ESF, mesmo com as dificuldades que enfrentamos. O mais importante é que o nosso trabalho é efetuado com amor e dedicação”, relatou.

Para a subsecretária de Saúde Básica, Jane Teixeira, quem está de parabéns é a população. “A comunidade merece um espaço como esse específico para a saúde da família. Esse é um posto diferenciado e espero que ele continue trabalhando ainda mais nas ações preventivas por muitos anos, aumentando o número de pessoas assistidas”, disse.

De acordo com Maria da Silva Pacheco, a unidade é especial para toda comunidade. “Moro no Âncora há 17 anos e vi esse posto surgir. Sempre fui muito bem atendida e não posso reclamar de nada. Toda a equipe é espetacular e nos atende sempre com muita atenção. Todos estão de parabéns”, afirmou.

ATENDIMENTO – A unidade de Estratégia de Saúde da Família do Âncora realiza uma média de 5.700 atendimentos por mês. O posto oferece serviços como aferição de pressão arterial, glicose e curativo, avaliação de hanseníase e tuberculose, Pré-Natal, coleta de material para exames laboratoriais, clínica médica, IST/Aids, eletrocardiograma, enfermagem, fisioterapia, ginecologia e obstetrícia, médico de família, nutrição, odontologia, odontopediatria, pediatria, psiquiatria, terapia ocupacional, além de vacinação, grupos do Idoso e de adolescentes, grupos educativos, serviço social e de planejamento familiar.

http://www.riodasostras.rj.gov.br//noticia5630.html

%d blogueiros gostam disto: