Servidores são capacitados em Sistema de Convênios

Terminou nesta quarta-feira, dia 7, a capacitação em Sistema de Convênios – SICONV, direcionado para servidores públicos de Rio das Ostras. O curso, que é do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, e foi oferecido pela Prefeitura através da Secretaria de Gestão Pública, teve duração de três dias e contou com a participação de 32 servidores. Os encontros foram realizados no Centro Municipal de Inclusão Digital, na localidade de São Cristóvão.

De acordo com a instrutora do IBAM, Leene Marques, o curso apresenta e discute conceitos e procedimentos para o gerenciamento do Siconv para servidores que atuam ou que pretendem atuar na área de convênios e contratos. Ela destacou a turma de Rio das Ostras que se mostrou bastante interessada em aprofundar os conhecimentos para trazer recursos e ampliar os investimentos no município, nas mais diversas áreas.

“O curso dá uma visão geral quanto à captação de recursos do orçamento da União e gerenciamento de todo o processo. É fundamental ter uma boa equipe, com todos os perfis definidos e estrutura que possibilite fazer uma gestão de excelência com os recursos públicos e essa qualificação é muito importante nesse processo”, ressaltou.

Para a administradora Monara Lobosco, da área da Saúde em Rio das Ostras, quando se trata de convênio, quanto mais ferramentas melhor para a operação do sistema.

“Principalmente para a Saúde é fundamental esse conhecimento. Foi um curso bastante esclarecedor e enriquecedor para todos nós, que precisamos estar a todo o momento nos capacitando para oferecer um trabalho de qualidade”, pontuou.

A assessora técnica da Secretaria de Obras de Rio das Ostras, Emanuelle Nogueira, que trabalha com convênios para execução de obras, destacou que o curso deu o direcionamento para conhecer todas as etapas nessa atividade, desde a execução até a prestação de contas.

“O nosso trabalho é compreendido na análise técnica dos documentos que vão compor o convênio, como exemplo, projetos básicos e planilhas orçamentárias. Aqui tivemos o entendimento com o uso de estudos de casos reais e nos trouxe um impulso para a tomada de ações dentro de todo o processo”, completou.

INTEGRAÇÃO – Seu colega de trabalho, Fernando Macário, que é assessor de planejamento e controle da secretaria, acrescentou ainda que o curso foi muito importante para entender a importância de cada um neste tipo de trabalho. “A interação entre as secretarias foi essencial em absorver o conhecimento de todas as etapas da gestão de convênios através do Siconv. Houve um envolvimento grande de todos e isso só nos ajuda a fortalecer o trabalho e também trazer benefícios para a população”, disse Fernando.

SICONV – É um modelo gerencial inovador na gestão pública. O Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal é para captar recursos do orçamento da União das transferências voluntárias, através da celebração e execução dos convênios. O objetivo é capacitar servidores públicos, para execução de todas as fases do convênio até a prestação de contas.

http://www.riodasostras.rj.gov.br//noticia5649.html

%d blogueiros gostam disto: